HCOE - Hospital de Olhos

Emergência Oftalmológica
Segunda a sábado | 7h às 19h
Contatos
75.3604-9191
hcoe@hcoe.com.br

Notícias HCOE

06 de julho de 2017

Olhos ficam mais vulneráveis durante o inverno

As temperaturas mais baixas podem, muitas vezes, diminuir as defesas do organismo, facilitando o adoecimento do corpo.

Olhos ficam mais vulneráveis durante o inverno

No inverno, as doenças mais comuns são gripes e resfriados. O que ocorre é que elas podem ser a porta de entrada para outras enfermidades, como a conjuntivite.

Nesta época do ano, as pessoas ficam mais gripadas e há um canal que interliga os olhos, nariz e boca. De acordo com especialistas, os microrganismos destas infecções nas vias aéreas superiores podem chegar aos olhos, causando a conjuntivite.

Normalmente, a doença não dá sinais prévios, sendo identificada quando as pessoas acordam e percebem que estão com secreções nos olhos.

Os principais sintomas são ardor, vermelhidão, irritação, secreção, sensação de areia e incômodo em ambientes com muita luz e claridade.

A conjuntivite é a inflamação da membrana que reveste o interior das pálpebras e a região da parte da frente dos olhos e pode ser de dois tipos: bacteriana ou viral.

O processo de cura requer descanso, visita a um especialista para identificar qual o tipo da doença e o tratamento adequado. Recomenda-se ainda lavar as mãos com frequência, evitando levar sujeita e microrganismos ao órgão já debilitado pela infecção, podendo agravar o quadro.

Se não tratada adequadamente, a conjuntivite pode levar a alterações na córnea ou em outras partes do globo ocular, podendo prejudicar a saúde dos olhos em longo prazo.

A pessoa não necessariamente terá a infecção nos dois olhos. Por isso, quanto antes iniciar o tratamento e tomar os cuidados necessários, menor a probabilidade de o outro olho ser contaminado.

Principais sintomas

- Olhos vermelhos
- Sensação de como se tivesse areia nos olhos
- Ardor e secreção
- Secreção maior ao acordar, com dificuldade de abrir os olhos

Prevenção

- Fortalecer o sistema imunológico para ficar menos suscetível a doenças
- Evitar ficar em lugares fechados
- Abrir janelas para promover a circulação de ar no ambiente
- E, no caso de estar gripado, evitar espirrar na mão, pois a tendência é depois passá-la na região dos olhos;

Fonte: Com informações do site Coração e Vida


 


mais notícias » Leia também