HCOE - Hospital de Olhos

Emergência Oftalmológica
Segunda a sábado | 7h às 19h
Contatos
75.3604-9191
hcoe@hcoe.com.br

Curso de Especialização

O HCOE | Hospital de Olhos abriu mais uma vaga para o curso de especialização em oftalmologia, não credenciado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), para o ano de 2023.1.

O processo seletivo é destinado a médicos com diploma fornecido por instituição de ensino superior, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), e registro profissional no Conselho Regional de Medicina.

As inscrições vão até 5 de março e devem ser feitas através de envio dos documentos especificados no edital, ao endereço do Hcoe, que fica na Rua Castro Alves, 1739 – Kalilândia.

A prova objetiva será realizada no dia 8 de março, às 8 horas. Também haverá etapa de entrevista e avaliação de currículo.

Qualquer dúvida, entre em contrato com o Centro de Estudo através dos números: (75) 36049191 /36049192, ou e-mail: centrodeestudos@hcoe.com.br .

Veja mais informações no Edital abaixo.

.

.

.

O Hospital de Olhos (HCOE) torna público que realizará Processo Seletivo para o preenchimento de 01 (uma) vaga para o curso de especialização em oftalmologia, não credenciado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), para o ano de 2023.1, destinado a médicos portadores de diploma registrado e fornecido por instituição de ensino superior, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), bem como, com registro profissional no Conselho Regional de Medicina. O curso é oferecido de acordo com as normas e condições previstas neste edital.


Capítulo 01
INSTRUÇÕES

1.1. O Processo Seletivo será constituído em duas fases, sendo a 1ª Fase uma Prova Escrita Objetiva, constituída de 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, com uma alternativa correta de quatro opções de resposta, com duração de 03 (três) horas, e a 2ª fase será Entrevista/Análise de Curriculum Lattes, a ser realizada após a realização da prova escrita objetiva, ambas sob a responsabilidade do HCOE. Todos os questionamentos relacionados ao presente Edital e/ou dúvidas deverão ser encaminhados ao e-mail: centrodeestudos@hcoe.com.br.


1.1.1. Na prova escrita objetiva serão avaliados conhecimentos da área de clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina preventiva e social, cujos assuntos equivalerão a 80% das questões, de modo que 20% das questões serão referentes a conhecimentos básicos em oftalmologia: clínica e cirurgia oftalmológicas, anatomia, histologia e fisiologia do olho e anexos.


1.1.2. Esta prova escrita objetiva será avaliada na escala de zero a dez e terá peso de 50% da nota final.


1.1.3. A Entrevista/Análise de Curriculum Lattes será realizada individualmente pela coordenadora e o preceptor chefe do curso de especialização e todos os participantes do processo seletivo serão entrevistados, independentemente da sua classificação na prova escrita objetiva.


1.1.4. Esta Entrevista/Análise de Curriculum Lattes será avaliada na escala de zero a dez e terá peso de 50% da nota final.

Capítulo 02
DAS INSCRIÇÕES

2.1. Ao realizar sua inscrição, o candidato estará declarando, sob as penas da lei, que concluiu o curso de graduação em medicina, devidamente autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC, cuja inscrição ensejará o conhecimento de todas a normas e condições previstas neste edital, pelo que não poderá alegar, a qualquer momento, em juízo ou fora dele, desconhecimento do inteiro teor deste edital.

2.1.1. Antes de realizar o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá analisar se preenche todos os requisitos exigidos para participação do processo seletivo.

2.2. As inscrições ficarão abertas no período de 24/02/23 a 05/03/23, através do envio dos seguintes documentos: 1 foto 3x4, Comprovante de residência, Curriculum Lattes, cópia autenticada de diploma médico, Comprovante de depósito da taxa de inscrição, para a sede do HCOE, localizado na Rua Castro Alves, nº1739, Kalilândia, Feira de Santana-BA, CEP 44001-184.

2.2.1. Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato e todas as informações contidas nos documentos.

2.3. A efetivação da inscrição está condicionada ao pagamento da inscrição no valor de R$ 320,00 (trezentos e vinte reais), a ser depositado na seguinte conta bancária: ▪ Banco do Brasil ▪ Conta corrente: 15700-7 ▪ Agência: 3128-3 ▪ CNPJ: 058.193.760.001-46, dentro do período de inscrição previsto no item 2.2 deste edital.

2.4. Ao realizar a inscrição, o candidato está autorizando, de forma inequívoca, o fornecimento e tratamento de seus dados pelo HCOE, necessários para a participação do processo seletivo.

2.5 A inscrição somente será confirmada após a comprovação do pagamento do valor da inscrição previsto no item 2.3.

2.6. De maneira automática e sem qualquer aviso prévio, serão canceladas inscrições com pagamento efetuado em valor diferente do estabelecido neste edital, assim como, quando o pagamento ocorrer em data posterior ao encerramento das inscrições.

2.7. O descumprimento das instruções para inscrição previstas neste edital acarretará a não efetivação da inscrição e o candidato não poderá participar do processo seletivo.

2.8 Não é possível o candidato solicitar mais de uma inscrição, pelo que valerá somente a última inscrição e as demais serão automaticamente canceladas.

Capítulo 03
DA REALIAÇÃO DAS PROVAS

3.1. As provas serão realizadas no dia 08/03/2023 às 8:00h, não sendo tolerado atraso por parte do candidato.

3.2. A prova objetiva escrita terá duração de 3h e após a sua realização, será realizada a Entrevista/Análise de Curriculum Lattes.

3.3. Tempo mínimo de permanência na sala de prova: 01h (uma hora).

3.4. As provas serão realizadas no endereço do HCOE, localizado na Rua Castro Alves, nº1739, Kalilândia, Feira de Santana-BA, CEP 44001-184.

3.5. Telefone para contato: (75) 36049191 / 36049192.

3.6. O critério de desempate será a maior nota da prova escrita objetiva.

3.7. O resultado final do processo seletivo será divulgado no site http://www.hcoe.com.br a partir do dia 10/03/2023, por ordem de classificação,
inclusive os candidatos suplentes.

Capítulo 04
DOS RECURSOS

4.1. Serão admitidos recursos quanto ao resultado final, no prazo de 02(dois) dias, contados a partir da disponibilização do resultado final, cuja interposição se dará mediante protocolo via correios, para o endereço do HCOE, previsto no item 2.2 deste edital.

4.2. Não serão admitidos os recursos interpostos por outro meio que não o estipulado no item anterior e sem a devida fundamentação.

4.3. Somente serão apreciados os recursos interpostos conforme as instruções contidas neste Edital.

4.4. O HCOE constitui única instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

4.5. Serão indeferidos, de plano, os recursos cujo teor desrespeite o HCOE, que estejam em desacordo com as especificações contidas neste edital, cuja fundamentação não corresponda ao ponto recorrido, sem fundamentação e/ou com fundamentação inconsistente ou incoerente ou os intempestivos, encaminhados por meio da imprensa, de “redes sociais” e/ou e-mail.

Capítulo 05
DA MATRÍCULA E APRESENTAÇÃO AO LOCAL DO CURSO

5.1. Os candidatos aprovados deverão se apresentar na sede do HCOE no dia 13/03/2023 às 8h (oito horas), portando todos os documentos pessoais e originais. 5.2. Caso não se apresente em 24h após essa data, o próximo candidato da lista será convocado, independentemente de qualquer aviso prévio.

Capítulo 06
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1. Efetivada a inscrição, o candidato declara o conhecimento das instruções presentes e a aceitação tácita das condições do Processo Seletivo, tais como se acham estabelecidas neste edital e nas normas legais pertinentes.

6.1.1. O candidato aceita, também, eventuais aditamentos, retificações, comunicados e instruções específicas para a realização do processo seletivo, acerca das quais não poderá alegar desconhecimento, em juízo ou fora dele.

6.2. O HCOE, a qualquer tempo, sem prévio aviso ao candidato, poderá anular a inscrição, prova e/ou tornar sem efeito a matrícula do candidato, em todos os atos relacionados ao Processo Seletivo, quando restar constatada a omissão, declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita ou informada, com a finalidade de prejudicar direito ou criar obrigação, ou ainda ingressar no curso sem o preenchimento de todos os requisitos exigidos neste edital, podendo o candidato ser responsabilizado nos termos da lei.

6.3. As ocorrências não previstas neste edital serão resolvidas a critério exclusivo e irrecorrível do HCOE.

6.4. A bibliografia a ser utilizada será:

o CIRURGIA:
▪ SABISTON, D.C.JR. et al. - Tratado de cirurgia: As Bases
Biológicas da Prática Cirúrgica Moderna. 18ª. Ed.2009.
Rio de Janeiro.
▪ COPE, Z. - Diagnóstico Precoce do Abdome Agudo, RJ –
Atheneu, 1976.
▪ LAZAR, J. GREENFIELD. et alli. - Cirurgia: princípios
científicos e prática. Guanabara Koogan. Edição 2006.
Rio de Janeiro.
▪ SCHWARTZ, S.I., ed. et al. - Princípios de Cirurgia. 6.
Ed.; Rio de Janeiro: Mac Graw-Hill, c 1996. 2v.
▪ ROBBINS & COTRAN (2005). Patologia, Elsevier.
▪ HEBERT S.; XAVIER R. - Ortopedia e Traumatologia.
Princípios e Prática, 2ª ed.,Artmed, 1998.

o CLÍNICA MÉDICA:
▪ HARRISON – Medicina Interna, Mc Graw Hill, 16ª ed,
2005.
▪ CECIL. - Textbook of Medicine. 23ª ed., 2000.
▪ GUYTON - Textbook of Medical Physiology,10th Edtion,
2006.
▪ Current Medical Diagnosis and Treatment; American
College of Emergence Physicians. Emergências
Médicas. 4ª ed. 2008.
▪ KNOBEL E. - Condutas no Paciente Grave 3ª edição São
Paulo Ed Atheneu 2006.
▪ IRWIN & RIPPE - Intensive Care Medicine 6ª edition
Wolters Kluwer/Lippincott Williams and Wilkins 2008.
▪ UpToDate - http://www.uptodate.com/home/clinicians/
index.html


o OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA:
▪ Tratado de Ginecologia da FEBRASGO, Revinter , 2000
▪ Current-Obstetrics & Gynecology Diagnosis & Treatment
- 9th Edition 2003
▪ Ginecologia e Obstetrícia: Manual para Concurso do
TEGO/ SOGIMIG-4a Ed. 2007
▪ FREITAS, MENKE, RIVOIRE e PASSOS - Rotinas em
Ginecologia. 4ª edição ed., Artmed, 2001.
▪ HALBE H.- Tratado de Ginecologia. 2ª ed., Ed. Roca,
2000.
▪ CHAVES NETTO, H & MOREIRA DE SÁ, RA –
Obstetrícia Básica – 2ª Ed. Editora Atheneu
▪ REZENDE J.– Obstetrícia – 11ª edição – Editora
Guanabara Koogan.

o PEDIATRIA:

▪ Nelson – In: Tratado de Pediatria – Kliegman R, Hal B,
Jenson , Behrman RE .- 19a.ed. – Rio de Janeiro, RJ:
Elsevier, 2013.
▪ LOPEZ FA; CAMPOS Jr D. In: Tratado de Pediatria:
Sociedade Brasileira de Pediatria – 3.ed. - Barueri, SP:
Manole, 2014.
▪ PIVA JP; GARCIA PCR. In: Medicina Intensiva em
Pediatria – 3.ed. - Rio de Janeiro, RJ: Revinter. 2006.
▪ AVERY, GORDON B. e col., Neonatologia –
Fisiopatologia e Tratamento do Recém-Nascido. 6.ed.
Guanabara Koogan, 2007.
▪ BRASIL Calendário Brasileiro de Imunizações segundo
a Sociedade Brasileira de Pediatria. Disponível em:
http://www.sbp.com.br/pdfs/calendario_vacinal2014.pdf.

o MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL
▪ Ministério da Saúde: http://www.saude.gov.br
▪ Biblioteca Virtual de Saúde: http://www.saude.gov.br/bvs
▪ Agencia Nacional de Saúde Suplementar: http://
www.ans.gov.br
▪ DUNCAN, B. D.; SCHMIDT, M. I.; GIUGLIANI, E. R. J. e
col., 2004. Medicina ambulatorial: condutas de Atenção
primária baseadas em evidências. Porto Alegre: Artes
Médicas. 3ª edição.
▪ SAKETT, D.L. - Medicina Baseada em Evidências.
Prática e ensino. 2.a edição. Porto Alegre: Artes Médicas,
2003.
▪ Ministério da Saúde, BRASIL; Doenças Infecciosas e
Parasitárias - Guia de Bolso, 8ª ed., 2010.

o OFTALMOLOGIA:

▪ Série Oftalmologia Brasileira - Conselho Brasileiro de
Oftalmologia - 2º Edição, Rio de Janeiro, Cultura Médica,
2011.
▪ Basic and clinical science course 2012-2013 - American
Academy of Ophthalmology. San Francisco: American
Academy of Ophthalmology; 2012
▪ KANSKI JJ e BOWLING B. – Oftalmologia clínica, Editora
Elsevier. 7ª edição.
▪ BELFORT Jr R. e BONOMO P. P. - Oftalmologia e Clínica
Médica, Editora Roca, São Paulo, SP, 1983.
▪ YAMANE, R.; Semiologia Ocular; Cultura Médica, 2ª. Ed
2003.
▪ Refratometria e a Arte da Prescrição Médica, Alves, Milton
Ruiz, Polati, Mariza, Sousa, Sidney Júlio de Faria e Sousa -
2ª edição, Ed. Guanabara Koogan, 2010.


Feira de Santana-BA, 22 de fevereiro de 2023.

Hospital de Olhos – HCOE