HCOE - Hospital de Olhos

Emergência Oftalmológica
Segunda a sábado | 7h às 19h
Contatos
75.3604-9191
hcoe@hcoe.com.br

Atualização Científica HCOE

23 de fevereiro de 2023

Curso de Especialização

Interessados têm até o dia 5 de março para fazer a inscrição.

O HCOE | Hospital de Olhos abriu mais uma vaga para o curso de especialização em oftalmologia, não credenciado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), para o ano de 2023.1. Interessados têm até o dia 5 de março para fazer a inscrição.

O processo seletivo é destinado a médicos com diploma registrado e fornecido por instituição de ensino superior, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), bem como com registro profissional no Conselho Regional de Medicina.

As inscrições devem ser feitas através de envio dos documentos especificados no edital, ao endereço do Hcoe, que fica na Rua Castro Alves, 1739 – Kalilândia. Qualquer dúvida, entre em contrato com o Centro de Estudo através dos números: (75) 36049191 /36049192, ou e-mail: centrodeestudos@hcoe.com.br .

A prova objetiva será realizada no dia 8 de março às 8 horas. Também haverá etapa de entrevista e avaliação de currículo.

Veja mais informações no Edital abaixo.

.

.

.

O Hospital de Olhos (HCOE) torna público que realizará Processo Seletivo para o preenchimento de 01 (uma) vaga para o curso de especialização em oftalmologia, não credenciado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), para o ano de 2023.1, destinado a médicos portadores de diploma registrado e fornecido por instituição de ensino superior, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), bem como, com registro profissional no Conselho Regional de Medicina. O curso é oferecido de acordo com as normas e condições previstas neste edital.


Capítulo 01
INSTRUÇÕES

1.1. O Processo Seletivo será constituído em duas fases, sendo a 1ª Fase uma Prova Escrita Objetiva, constituída de 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, com uma alternativa correta de quatro opções de resposta, com duração de 03 (três) horas, e a 2ª fase será Entrevista/Análise de Curriculum Lattes, a ser realizada após a realização da prova escrita objetiva, ambas sob a responsabilidade do HCOE. Todos os questionamentos relacionados ao presente Edital e/ou dúvidas deverão ser encaminhados ao e-mail: centrodeestudos@hcoe.com.br.


1.1.1. Na prova escrita objetiva serão avaliados conhecimentos da área de clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina preventiva e social, cujos assuntos equivalerão a 80% das questões, de modo que 20% das questões serão referentes a conhecimentos básicos em oftalmologia: clínica e cirurgia oftalmológicas, anatomia, histologia e fisiologia do olho e anexos.


1.1.2. Esta prova escrita objetiva será avaliada na escala de zero a dez e terá peso de 50% da nota final.


1.1.3. A Entrevista/Análise de Curriculum Lattes será realizada individualmente pela coordenadora e o preceptor chefe do curso de especialização e todos os participantes do processo seletivo serão entrevistados, independentemente da sua classificação na prova escrita objetiva.


1.1.4. Esta Entrevista/Análise de Curriculum Lattes será avaliada na escala de zero a dez e terá peso de 50% da nota final.

Capítulo 02
DAS INSCRIÇÕES

2.1. Ao realizar sua inscrição, o candidato estará declarando, sob as penas da lei, que concluiu o curso de graduação em medicina, devidamente autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC, cuja inscrição ensejará o conhecimento de todas a normas e condições previstas neste edital, pelo que não poderá alegar, a qualquer momento, em juízo ou fora dele, desconhecimento do inteiro teor deste edital.

2.1.1. Antes de realizar o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá analisar se preenche todos os requisitos exigidos para participação do processo seletivo.

2.2. As inscrições ficarão abertas no período de 24/02/23 a 05/03/23, através do envio dos seguintes documentos: 1 foto 3x4, Comprovante de residência, Curriculum Lattes, cópia autenticada de diploma médico, Comprovante de depósito da taxa de inscrição, para a sede do HCOE, localizado na Rua Castro Alves, nº1739, Kalilândia, Feira de Santana-BA, CEP 44001-184.

2.2.1. Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato e todas as informações contidas nos documentos.

2.3. A efetivação da inscrição está condicionada ao pagamento da inscrição no valor de R$ 320,00 (trezentos e vinte reais), a ser depositado na seguinte conta bancária: ▪ Banco do Brasil ▪ Conta corrente: 15700-7 ▪ Agência: 3128-3 ▪ CNPJ: 058.193.760.001-46, dentro do período de inscrição previsto no item 2.2 deste edital.

2.4. Ao realizar a inscrição, o candidato está autorizando, de forma inequívoca, o fornecimento e tratamento de seus dados pelo HCOE, necessários para a participação do processo seletivo.

2.5 A inscrição somente será confirmada após a comprovação do pagamento do valor da inscrição previsto no item 2.3.

2.6. De maneira automática e sem qualquer aviso prévio, serão canceladas inscrições com pagamento efetuado em valor diferente do estabelecido neste edital, assim como, quando o pagamento ocorrer em data posterior ao encerramento das inscrições.

2.7. O descumprimento das instruções para inscrição previstas neste edital acarretará a não efetivação da inscrição e o candidato não poderá participar do processo seletivo.

2.8 Não é possível o candidato solicitar mais de uma inscrição, pelo que valerá somente a última inscrição e as demais serão automaticamente canceladas.

Capítulo 03
DA REALIAÇÃO DAS PROVAS

3.1. As provas serão realizadas no dia 08/03/2023 às 8:00h, não sendo tolerado atraso por parte do candidato.

3.2. A prova objetiva escrita terá duração de 3h e após a sua realização, será realizada a Entrevista/Análise de Curriculum Lattes.

3.3. Tempo mínimo de permanência na sala de prova: 01h (uma hora).

3.4. As provas serão realizadas no endereço do HCOE, localizado na Rua Castro Alves, nº1739, Kalilândia, Feira de Santana-BA, CEP 44001-184.

3.5. Telefone para contato: (75) 36049191 / 36049192.

3.6. O critério de desempate será a maior nota da prova escrita objetiva.

3.7. O resultado final do processo seletivo será divulgado no site http://www.hcoe.com.br a partir do dia 10/03/2023, por ordem de classificação,
inclusive os candidatos suplentes.

Capítulo 04
DOS RECURSOS

4.1. Serão admitidos recursos quanto ao resultado final, no prazo de 02(dois) dias, contados a partir da disponibilização do resultado final, cuja interposição se dará mediante protocolo via correios, para o endereço do HCOE, previsto no item 2.2 deste edital.

4.2. Não serão admitidos os recursos interpostos por outro meio que não o estipulado no item anterior e sem a devida fundamentação.

4.3. Somente serão apreciados os recursos interpostos conforme as instruções contidas neste Edital.

4.4. O HCOE constitui única instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

4.5. Serão indeferidos, de plano, os recursos cujo teor desrespeite o HCOE, que estejam em desacordo com as especificações contidas neste edital, cuja fundamentação não corresponda ao ponto recorrido, sem fundamentação e/ou com fundamentação inconsistente ou incoerente ou os intempestivos, encaminhados por meio da imprensa, de “redes sociais” e/ou e-mail.

Capítulo 05
DA MATRÍCULA E APRESENTAÇÃO AO LOCAL DO CURSO

5.1. Os candidatos aprovados deverão se apresentar na sede do HCOE no dia 13/03/2023 às 8h (oito horas), portando todos os documentos pessoais e originais. 5.2. Caso não se apresente em 24h após essa data, o próximo candidato da lista será convocado, independentemente de qualquer aviso prévio.

Capítulo 06
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1. Efetivada a inscrição, o candidato declara o conhecimento das instruções presentes e a aceitação tácita das condições do Processo Seletivo, tais como se acham estabelecidas neste edital e nas normas legais pertinentes.

6.1.1. O candidato aceita, também, eventuais aditamentos, retificações, comunicados e instruções específicas para a realização do processo seletivo, acerca das quais não poderá alegar desconhecimento, em juízo ou fora dele.

6.2. O HCOE, a qualquer tempo, sem prévio aviso ao candidato, poderá anular a inscrição, prova e/ou tornar sem efeito a matrícula do candidato, em todos os atos relacionados ao Processo Seletivo, quando restar constatada a omissão, declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita ou informada, com a finalidade de prejudicar direito ou criar obrigação, ou ainda ingressar no curso sem o preenchimento de todos os requisitos exigidos neste edital, podendo o candidato ser responsabilizado nos termos da lei.

6.3. As ocorrências não previstas neste edital serão resolvidas a critério exclusivo e irrecorrível do HCOE.

6.4. A bibliografia a ser utilizada será:

o CIRURGIA:
▪ SABISTON, D.C.JR. et al. - Tratado de cirurgia: As Bases
Biológicas da Prática Cirúrgica Moderna. 18ª. Ed.2009.
Rio de Janeiro.
▪ COPE, Z. - Diagnóstico Precoce do Abdome Agudo, RJ –
Atheneu, 1976.
▪ LAZAR, J. GREENFIELD. et alli. - Cirurgia: princípios
científicos e prática. Guanabara Koogan. Edição 2006.
Rio de Janeiro.
▪ SCHWARTZ, S.I., ed. et al. - Princípios de Cirurgia. 6.
Ed.; Rio de Janeiro: Mac Graw-Hill, c 1996. 2v.
▪ ROBBINS & COTRAN (2005). Patologia, Elsevier.
▪ HEBERT S.; XAVIER R. - Ortopedia e Traumatologia.
Princípios e Prática, 2ª ed.,Artmed, 1998.

o CLÍNICA MÉDICA:
▪ HARRISON – Medicina Interna, Mc Graw Hill, 16ª ed,
2005.
▪ CECIL. - Textbook of Medicine. 23ª ed., 2000.
▪ GUYTON - Textbook of Medical Physiology,10th Edtion,
2006.
▪ Current Medical Diagnosis and Treatment; American
College of Emergence Physicians. Emergências
Médicas. 4ª ed. 2008.
▪ KNOBEL E. - Condutas no Paciente Grave 3ª edição São
Paulo Ed Atheneu 2006.
▪ IRWIN & RIPPE - Intensive Care Medicine 6ª edition
Wolters Kluwer/Lippincott Williams and Wilkins 2008.
▪ UpToDate - http://www.uptodate.com/home/clinicians/
index.html


o OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA:
▪ Tratado de Ginecologia da FEBRASGO, Revinter , 2000
▪ Current-Obstetrics & Gynecology Diagnosis & Treatment
- 9th Edition 2003
▪ Ginecologia e Obstetrícia: Manual para Concurso do
TEGO/ SOGIMIG-4a Ed. 2007
▪ FREITAS, MENKE, RIVOIRE e PASSOS - Rotinas em
Ginecologia. 4ª edição ed., Artmed, 2001.
▪ HALBE H.- Tratado de Ginecologia. 2ª ed., Ed. Roca,
2000.
▪ CHAVES NETTO, H & MOREIRA DE SÁ, RA –
Obstetrícia Básica – 2ª Ed. Editora Atheneu
▪ REZENDE J.– Obstetrícia – 11ª edição – Editora
Guanabara Koogan.

o PEDIATRIA:

▪ Nelson – In: Tratado de Pediatria – Kliegman R, Hal B,
Jenson , Behrman RE .- 19a.ed. – Rio de Janeiro, RJ:
Elsevier, 2013.
▪ LOPEZ FA; CAMPOS Jr D. In: Tratado de Pediatria:
Sociedade Brasileira de Pediatria – 3.ed. - Barueri, SP:
Manole, 2014.
▪ PIVA JP; GARCIA PCR. In: Medicina Intensiva em
Pediatria – 3.ed. - Rio de Janeiro, RJ: Revinter. 2006.
▪ AVERY, GORDON B. e col., Neonatologia –
Fisiopatologia e Tratamento do Recém-Nascido. 6.ed.
Guanabara Koogan, 2007.
▪ BRASIL Calendário Brasileiro de Imunizações segundo
a Sociedade Brasileira de Pediatria. Disponível em:
http://www.sbp.com.br/pdfs/calendario_vacinal2014.pdf.

o MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL
▪ Ministério da Saúde: http://www.saude.gov.br
▪ Biblioteca Virtual de Saúde: http://www.saude.gov.br/bvs
▪ Agencia Nacional de Saúde Suplementar: http://
www.ans.gov.br
▪ DUNCAN, B. D.; SCHMIDT, M. I.; GIUGLIANI, E. R. J. e
col., 2004. Medicina ambulatorial: condutas de Atenção
primária baseadas em evidências. Porto Alegre: Artes
Médicas. 3ª edição.
▪ SAKETT, D.L. - Medicina Baseada em Evidências.
Prática e ensino. 2.a edição. Porto Alegre: Artes Médicas,
2003.
▪ Ministério da Saúde, BRASIL; Doenças Infecciosas e
Parasitárias - Guia de Bolso, 8ª ed., 2010.

o OFTALMOLOGIA:

▪ Série Oftalmologia Brasileira - Conselho Brasileiro de
Oftalmologia - 2º Edição, Rio de Janeiro, Cultura Médica,
2011.
▪ Basic and clinical science course 2012-2013 - American
Academy of Ophthalmology. San Francisco: American
Academy of Ophthalmology; 2012
▪ KANSKI JJ e BOWLING B. – Oftalmologia clínica, Editora
Elsevier. 7ª edição.
▪ BELFORT Jr R. e BONOMO P. P. - Oftalmologia e Clínica
Médica, Editora Roca, São Paulo, SP, 1983.
▪ YAMANE, R.; Semiologia Ocular; Cultura Médica, 2ª. Ed
2003.
▪ Refratometria e a Arte da Prescrição Médica, Alves, Milton
Ruiz, Polati, Mariza, Sousa, Sidney Júlio de Faria e Sousa -
2ª edição, Ed. Guanabara Koogan, 2010.


Feira de Santana-BA, 22 de fevereiro de 2023.

Hospital de Olhos – HCOE 


mais notícias » Leia também