HCOE - Hospital de Olhos

Emergência Oftalmológica
Segunda a sábado | 7h às 19h
Contatos
75.3604-9191
hcoe@hcoe.com.br

Notícias HCOE

15 de fevereiro de 2021

Uso de cola biológica dispensa pontos na cirurgia de pterígio, conhecida como ?carne no olho?

O método reduz a inflamação no pós-operatório e melhora o desconforto.

Uso de cola biológica dispensa pontos na cirurgia de pterígio, conhecida como ?carne no olho?

Pessoas que precisam de cirurgia de pterígio, tumor benigno popularmente denominado de “carne no olho”, podem optar por um método mais confortável e de rápida recuperação. O HCOE Hospital de Olhos possibilita o uso de cola biológica em substituição aos pontos do procedimento tradicional.

Felipe Pedreira, médico oftalmologista, explica que a cola biológica reduz a inflamação no pós-operatório e melhora muito o desconforto que os pontos normalmente causam, diminuindo a sensação de corpo estranho, lacrimejamento e vermelhidão. “O paciente que opta pela realização da cirurgia de pterígio com cola, apresenta uma recuperação (cicatrização) mais rápida e confortável”, ressalta.

Mais sobre o pterígio

Tumor benigno da conjuntiva, que cresce ao longo da vida sobre a superfície da córnea em direção à pupila, em casos avançados o pterígio pode cobri-la e interferir na qualidade visual. “É uma doença com importante caráter genético e que afeta, geralmente, pessoas que passam muito tempo ao ar livre, expostas ao sol, podendo afetar um ou ambos os olhos”, explica o oftalmologista.

Os sintomas mais comuns são olhos vermelhos, fotofobia, irritação, lacrimejamento, ardência/queimação e sensação de corpo estranho. A cirurgia consiste na remoção do tumor e é colocado no local um transplante conjuntival. O médico acrescenta que é uma cirurgia segura, com baixo índice de recidiva e realizada sob anestesia local.


mais notícias » Leia também