HCOE - Hospital de Olhos

Emergência Oftalmológica
Segunda a sábado | 7h às 19h
Contatos
75.3604-9191
hcoe@hcoe.com.br

Notícias HCOE

26 de janeiro de 2021

HCOE realiza cirurgia para glaucoma minimamente invasiva e de rápida recuperação

Procedimento é feito com stent ocular, pequena prótese cilíndrica implantada no olho.

HCOE realiza cirurgia para glaucoma minimamente invasiva e de rápida recuperação

A nova técnica cirúrgica para o tratamento do glaucoma com stent ocular (prótese de 1mm) já está sendo realizada pelo HCOE Hospital de Olhos. Além de minimamente invasiva, é mais vantajosa também no pós operatório, que diminui a recuperação de semanas para cerca de três dias em relação ao método convencional, conhecido como trabeculectomia.

Francisco Porfirio, cirurgião oftalmológico do HCOE, especialista em catarata, glaucoma e córnea, explica que o procedimento consiste no implante de dois stents no olho, através de microscópio, o que permitem a vazão do líquido responsável pelo aumento da pressão ocular e do glaucoma. “Essa técnica está sendo muito popularizada na Europa e Estados Unidos, com resultados fantásticos. Tem a vantagem de ser uma cirurgia muito menos invasiva, menos agressiva, mais rápida e sem efeitos colaterais”, ressaltou.

Com a cirurgia, a pressão do olho diminui em torno de 25 a 30% e alguns pacientes conseguem ficar sem colírios. “Ao contrário da cirurgia tradicional do glaucoma, que tem risco alto no pós-operatório, o dessa é baixo. Não sangra, dura apenas 15 minutos para ser feita, enquanto a outra é cerca de 1h30, o paciente não sente dor durante ou após a cirurgia, os riscos de complicações e infecções são muito menores comparados a tradicional e não tem tantos efeitos colaterais. Além disso, a recuperação acontece em cerca de três dias”, acrescentou.

O stent é um dos menores implantes médicos conhecidos para o corpo humano e é considerado uma revolução na cirurgia e no tratamento do glaucoma, como primeiro dispositivo para cirurgia minimamente invasiva. 


mais notícias » Leia também