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11 de maio de 2020

5 nutrientes amigos da saúde dos olhos

Uma alimentação saudável ajuda a prevenir doenças

5 nutrientes amigos da saúde dos olhos

Que uma boa alimentação é um dos segredos para viver melhor todo mundo já sabe. Mas você sabia que existem nutrientes que fazem bem para saúde dos olhos? Confira abaixo 5 nutrientes amigos da nossa saúde ocular e que podem ser encontrados em vários alimentos.


Vitamina A
A falta de vitamina A no organismo pode causar cegueira noturna. Cenoura, mamão papaya, brócolis, abóbora, laranja, espinafre, manga, batata doce, queijo e ovo são exemplos de alimentos ricos em vitamina A.

Vitamina C
Antioxidante poderoso, a vitamina C protege nossas células sadias contra a ação dos radicais livres. Uma alimentação pobre em antioxidante possibilita o envelhecimento do cristalino. Além disso, ingerir vitamina C ajuda a postergar a catarata. Esse nutriente pode ser encontrado na acerola, goiaba, pimentão, morango, abacaxi, kiwi, laranja, couve, tomate e limão, por exemplo.

Vitamina E
A vitamina E também é bastante antioxidante e, combinada a outras vitaminas, pode reduzir os riscos de progressão da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), causa mais frequente de cegueira em idosos. Está no amendoim, espinafre, amêndoas, semente de girassol azeite, pepino, abacate e castanha-do-Pará, entre outros.

Zinco
Esse mineral é super importante para a cicatrização. Grão-de-bico, feijão, carne vermelha, ervilha, fígado, cereais integrais, ameixa, banana, melão, alface... são muitos os alimentos ricos em zinco.

Ácidos Graxos e Ômega-3
Os ácidos graxos e o Ômega 3 não são produzidos pelo nosso corpo, mas são essenciais. Esses nutrientes são fundamentais para o desenvolvimento e funcionamento da retina. Você os encontra na linhaça, na chia, no óleo de soja e de linhaça, na sardinha e no atum, por exemplo.


Vale lembrar: em caso de incômodos ou dificuldade para enxergar, consulte um oftalmologista! 


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