HCOE - Hospital de Olhos

Emergência Oftalmológica
Segunda a sábado | 7h às 19h
Contatos
75.3604-9191
hcoe@hcoe.com.br

Notícias HCOE

08 de abril de 2020

Coronavírus e os cuidados com as lentes de contato

Neste momento, é preciso redobrar a atenção

Coronavírus e os cuidados com as lentes de contato

Especialistas recomendam: em tempos de coronavírus, quem usa lente de contato precisa redobrar os cuidados. O olho é uma área de fácil penetração do vírus, por isso, a Academia Americana de Oftalmologia recomenda que, durante a pandemia, se evite o uso de lentes de contato, dando preferência aos óculos.

“O ideal é que não se use as lentes porque os usuários costumam levar mais as mãos aos olhos. Caso esteja com a mão suja, ele pode se contaminar”, explica a oftalmologista Clara Afonso, coordenadora do curso de especialização em oftalmologia do Hcoe.

Além disso, a especialista pontua mais uma vantagem ao preferir os óculos. “Como gotículas de espirro, tosse e fala podem atingir o olho e contaminá-lo, eles ajudam a protegê-lo. Os óculos funcionam como uma barreira física de proteção”, afirma.

Se a troca não for possível, a orientação é intensificar a higienização, utilizando líquidos próprios para isso. Lembrando que o soro fisiológico não é indicado para limpeza e armazenamento das lentes! Estes cuidados devem ser seguidos sempre e, agora, de forma mais rigorosa.

Repita várias vezes ao dia a lavagem das mãos, não somente na hora de colocar e tirar as lentes. Lave com água e sabão sempre que possível; quando não, use álcool em gel. Evite também tocar e coçar os olhos, especialmente com as mãos sujas. Em caso de desconforto e irritação, retire as lentes e procure seu oftalmologista.
 


mais notícias » Leia também