HCOE - Hospital de Olhos

Emergência Oftalmológica
Segunda a sábado | 7h às 19h
Contatos
75.3604-9191
hcoe@hcoe.com.br

Notícias HCOE

16 de janeiro de 2020

Lentes de contatos: como higienizá-las?

Quem usa lentes precisa ter cuidado com a limpeza para evitar infecções

Lentes de contatos: como higienizá-las?

Muitas pessoas que tem astigmatismo, miopia ou hipermetropia preferem as lentes de contato aos óculos. A Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC) estima que dois milhões de brasileiros usam lentes de contato.

Alguns por questões estéticas e outros pela praticidade. Mas, quem usa esse recurso para corrigir problemas de visão precisa estar atento a um ponto importante: a higienização. Cerca de 90% das infecções em usuários de lentes de contato são causadas por bactéria, segundo a SOBLEC.

Prestar atenção no prazo de validade do produto é de suma importância. Enquanto válido, a higienização correta das lentes e do estojo onde ficam guardadas deve fazer parte da rotina. Isso evita a entrada de micro-organismos nos olhos.

Diferente do que muitos pensam, o soro fisiológico não é indicado para higienização de lentes de contato. Lavar apenas com água também pode ser perigoso. O ideal é usar soluções de limpeza específicas para limpar, remover resíduos e hidratar as lentes. O indicado é higienizá-las antes e depois do uso. Se possível, ao guardar as lentes no estojo, deixe-as mergulhadas na solução por cerca de 04 horas. Isso vai ajudar a mantê-las conservadas e lubrificadas.

Para saber qual o tipo de solução ideal para você e como deve cuidar das suas lentes, consulte o seu oftalmologista.  


mais notícias » Leia também