HCOE - Hospital de Olhos

Emergência Oftalmológica
Segunda a sábado | 7h às 19h
Contatos
75.3604-9191
hcoe@hcoe.com.br

Notícias HCOE

14 de agosto de 2018

Ler em movimento provoca descolamento de retina?

O descolamento de retina é extremamente raro em situações como essas.

Ler em movimento provoca descolamento de retina?

Ler no ônibus ou no carro é um habito comum que exige esforço do nosso sistema neurológico. Decodificar as informações do ponto de vista central e periférico em um ambiente em movimento para o cérebro pode se tornar “confuso” gerando mal-estar como tontura e dor de cabeça.

Acontece que do ponto de vista central, o cérebro decodifica a imagem à sua frente tendo como referencial um ponto parado, mas a visão periférica ao analisar a paisagem em movimento sinaliza ao corpo que você está em movimento, gerando possíveis náuseas.

A retina é uma camada interna do olho, que recebe e repassa imagens para o cérebro. Colada no globo ocular, ela não descola apenas com um movimento involuntário fruto de uma leitura no ônibus. O descolamento de retina é extremamente raro em situações como essas, sendo comum em decorrência de traumas e após exercícios intensos de repetição.

Claro que toda regra tem exceção: a literatura oftalmológica regista o caso de um brasileiro que descolou a retina lendo a bordo de um barco. Contudo, o leitor tinha fatores que contribuíram para o agravamento da comum situação: Ele possuía 6 graus de miopia e um caso severo de diabetes.

Em casos de traumas como acidente de carro ou uma bolada no rosto durante uma partida de futebol, o deslocamento inicial pode ser pequeno, quase imperceptível, notado apenas pelo surgimento de pequenas manchas na visão. Porém, sem o rápido atendimento, a retina inteira pode se descolar. Na dúvida, uma visita ao oftalmologista é a melhor decisão.

 


FONTE: Revista Super Interessante



mais notícias » Leia também