HCOE - Hospital de Olhos

Emergência Oftalmológica
Segunda a sábado | 7h às 19h
Contatos
75.3604-9191
hcoe@hcoe.com.br

Notícias HCOE

02 de abril de 2018

Autismo e a visão

O excesso de sensibilidade é uma das caracteristcas do Transtorno do Aspectro Autista

Autismo e a visão

Visão distorcida e luzes muito brilhantes. O excesso de sensibilidade é uma das caracteristcas do Transtorno do Aspectro Autista e assim como os outros sentidos afetam também a visão. Situada na retina do olho e ativada por luz, a visão ajuda a definir os objetos, pessoas, cores, contraste e limites espaciais. Mas, para as pessoas com autismo ela pode ser percebida de forma diferente. 

Uma delas é a perda dos recursos de linha e a tendência de ver as coisas mais escuras do que são. Em alguns casos, os autistas preferem se concentar-se na visão periférica, já que a central apresenta-se de forma borrada central. A percepção de profundidade pode ser deficiente o que dificulta movimentos como jogar e pegar objetos.

O Transtorno do Espectro Autista, refere-se a uma série de condições caracterizadas por desafios com habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal, bem como por forças e diferenças únicas. Os sinais tendem a aparecer até os 3 anos de idade e os pais devem procurar ajuda profissional o mais cedo possível, pois o diagnóstico é um dos principais aliados do tratamento. 


mais notícias » Leia também