HCOE - Hospital de Olhos

Emergência Oftalmológica
Segunda a sábado | 7h às 19h
Contatos
75.3604-9191
hcoe@hcoe.com.br

Notícias HCOE

01 de março de 2016

Catarata: o que causa e tipos de tratamentos

A doença ocorre quando o cristalino começa a ficar opaco.

Catarata: o que causa e tipos de tratamentos

A catarata ocorre quando o cristalino do olho começa a ficar opaco, causando uma visão embaçada, falta de nitidez e visão dupla. Histórico familiar pode ser uma tendência ao desenvolvimento da doença. O tratamento é indicado quando a condição passa a atrapalhar as atividades diárias da pessoa.

Entre os tipos estão o senil, que ocorre com o avanço da idade; congênita, que surge logo no nascimento por causa de infecções intra-uterinas como rubéola, sarampo ou sífilis; secundária, causada por doenças ou medicamentos; traumática, que se desenvolve após alguma lesão no olho; e pode ocorrer após tratamentos com radiação.

O tratamento mais comum é o cirúrgico, independente do grau de comprometimento da visão. O maior risco da cirurgia é realmente a infecção bacteriana, não necessariamente durante o procedimento, mas sim no decorrer do pós-operatório. Caso o paciente sinta dor é preciso voltar ao oftalmologista, imediatamente.

Prevenção

Especialistas explicam que alguns hábitos podem antecipar a formação da catarata. Os principais são alimentação rica em colesterol, açúcar e sal; exposição ao sol sem lente com proteção ultravioleta; o hábito de fumar que diminui a oxigenação do sangue e aumenta em duas vezes o risco de contrair a doença; o sedentarismo e a vida estressante.

Para proteger os olhos, uma dica é incluir alimentos ricos em vitamina C como as frutas cítricas, carotenóides como as folhas verdes, vitamina E encontrada em gérmen de trigo e abóbora, selênio que tem na castanha do Pará a principal fonte, zinco encontrado nos cereais, ostras e iogurte. Outra dica é não se esquecer dos óculos com proteção UV, mesmo no inverno.  

Fonte: Site G1 / Site ZH Vida


mais notícias » Leia também