HCOE - Hospital de Olhos

Emergência Oftalmológica
Segunda a sábado | 7h às 19h
Contatos
75.3604-9191
hcoe@hcoe.com.br

Notícias HCOE

14 de novembro de 2014

Diabetes pode levar à cegueira


Diabetes pode levar à cegueira

Metade das pessoas portadoras de Diabetes podem desenvolver um problema na visão que pode causar cegueira. É a Retinopatia Diabética. A retina é a camada do olho em que estão alojadas as células que recebem luz, processam as imagens e levam essas informações ao cérebro. Com o excesso prolongado de açúcar no sangue, os vasos sanguíneos da retina se deterioram se tornando mais permeáveis, possibilitando o extravasamento de sangue e fluido: o chamado edema.

Como consequência, o portador da Retinopatia Diabética pode, inicialmente, perceber um embaçamento da visão e a condição pode progredir para a perda parcial ou mesmo total da visão. “Muita gente descobre que tem diabetes no consultório do oftalmologista. Então é muito importante solicitar o dilatamento da pupila e o exame de Fundo de Olho. Através desses exames é possível detectar se a pessoa tem ou não o problema”, afirmou Alex Ozores, diretor do HCOE e especialista em Retina.

Vale alertar também, que o portador de diabetes por mais de 20 anos tem 75% de chance de desenvolver doença. Por isso, visitas regulares ao oftalmologista podem prevenir ou até mesmo cuidar desses problemas em sua fase inicial, podendo tratar do problema com mais chances de cura.


mais notícias » Leia também