HCOE - Hospital de Olhos

Emergência Oftalmológica
Segunda a sábado | 7h às 19h
Contatos
75.3604-9191
hcoe@hcoe.com.br

Notícias HCOE

13 de setembro de 2012

HCOE realiza seu primeiro transplante de córnea


 

Credenciado pela secretaria Estadual de Saúde, o HCOE – Hospital de Olhos realizou seu primeiro transplante de córnea no final do mês de agosto. O Hospital conta com uma equipe qualificada, atenta às novas técnicas e pesquisas realizadas em todo o mundo. O objetivo é oferecer ao paciente os melhores e mais seguros tratamentos oftalmológicos.
A cirurgia de transplante de córnea é um procedimento de grande complexidade técnica e, geralmente, envolve a reabilitação visual e leva o paciente a uma grande expectativa. De acordo com o doutor Moacyr Freitas Junior, cirurgião responsável pelo transplante, oferecer este serviço no interior da Bahia é um avanço na promoção da saúde. “Não mais a necessidade de a população se deslocar para a capital, hoje o HCOE oferece toda estrutura para a realização do procedimento”, afirma.
O especialista conta que o primeiro transplante envolveu um paciente com uma infecção bastante grave, com perfuração extensa. Ele informou que o doente havia realizado um uma cirurgia de urgência na tentativa de fechar o orifício, sem sucesso. “Para aumentar o desafio, o olho a ser recuperado era o único do paciente”, lembra. O transplante, que obteve total sucesso, foi realizado na forma de emergência com o objetivo de salvar o olho e controlar a infecção. O procedimento também contou com a participação do oftalmologista e cirurgião Tiago Vita. “Iremos fazer o acompanhamento dele e pretendemos o mais breve possível realizar um novo transplante de córnea no mesmo paciente, mas, dessa vez, com a intenção de reabilitá-lo visualmente”, assegura doutor Moacyr.
Com 1.500m², a unidade possui três andares, nos quais são distribuídos os setores de ambulatório, pronto-atendimento, centro cirúrgico e internação. Um Hospital formatado para realizar todos os procedimentos necessários ao tratamento do paciente, desde exames até o pós-operatório, com total conforto e bem estar para ele e sua família. 
A indicação do transplante de córnea envolve varias necessidades, dentre elas: a reabilitação visual, nos casos de opacidade cicatriciais, doença que acometem e deformam a córnea, também em casos de emergência quando existe a perfuração ocular e infecções graves e, por fim, para efeito cosmético nos casos que visa a recuperação anatômica e estética do olho.

mais notícias » Leia também