HCOE - Hospital de Olhos

Emergência Oftalmológica
Segunda a sábado | 7h às 19h
Contatos
75.3604-9191
hcoe@hcoe.com.br

Notícias HCOE

22 de junho de 2017

Fogueiras e fogos de artifício podem causar problemas no olhos

Confira cuidados

Fogueiras e fogos de artifício podem causar problemas no olhos

Fogueiras e fogos de artifício são umas das atrações mais procuradas nas festividades de São João e é justamente por isso que alguns cuidados devem ser redobrados nessa época. Com o calor e fumaça das fogueiras, assim como a faísca e a pólvora dos fogos de artifício, é preciso ficar atento à saúde dos olhos.

No caso das fogueiras, a fumaça pode causar ardor, queimação, vermelhidaão, lacrimejamento e coceira nos olhos. Se não houver cuidados, os sintomas podem evoluir até para uma conjuntivite – inflamação na conjuntiva, membrana que recobre a parte anterior dos olhos.

O principal alerta para a queima dos fogos de artifício é o manuseio deles por crianças ou pessoas desatentas. Os olhos são os principais prejudicados pelas faíscas e pólvora. Por isso, o ideal é se manter em uma distância mínima da pessoa que esteja manipulando os fogos de artifício. Os fogos podem ser uma grande ameaça à visão. 

Se houver qualquer desconforto, algum outro sintoma ocular ou acidentes, a recomendação é lavar os olhos com água corrente e procurar uma emergência oftalmológia o mais rápido possível. Nada de utilizar colírios ou outros medicamentos sem a prescrição médica. 

Fonte: Com informações do site Uol
 


mais notícias » Leia também