HCOE - Hospital de Olhos

Emergência Oftalmológica
Segunda a sábado | 7h às 19h
Contatos
75.3604-9191
hcoe@hcoe.com.br

Notícias HCOE

24 de novembro de 2016

Mau uso das lentes de contato pode deixar o olho vermelho e até cegar

O uso incorreto de colírios também pode prejudicar os olhos e a visão.

Mau uso das lentes de contato pode deixar o olho vermelho e até cegar

Grande parte das pessoas pensa que olho vermelho é sinal de conjuntivite. Também é, mas a verdade é que existem diversas outras causas, entre elas o mau uso das lentes de contato.

Além da vermelhidão, a falta de cuidado com as lentes pode causar infecções nos olhos e até mesmo cegar , por isso é importante obedecer as orientações de uso e prestar atenção na higienização.

  É importante saber que a vermelhidão nos olhos não é normal e é preciso ficar atento aos sinais de alerta. Por exemplo, se ela estiver associada a dor e baixa de visão, é importante procurar imediatamente um médico porque pode ser sinal de uma doença no olho ou até mesmo no corpo.

Entre as outras causas dos olhos vermelhos, além da conjuntivite e mau uso das lentes, estão também infecções, alergias ou até mesmo hemorragias, quando um vaso do olho se rompe e causa uma mancha escura.

No verão, é comum que os olhos fiquem irritados, principalmente quando eles entram em contato com o protetor solar, como explicou o oftalmologista Emerson Castro. Essa irritação pode causar uma inflamação e até uma conjuntivite tóxica. Para evitar isso, a dica é lavar sempre os olhos depois de expostos ao sol.

Os médicos alertaram também para o mau uso dos colírios. No caso dos produtos com corticoides, o uso pode provocar glaucoma, por isso é importante só usá-los com orientação médica - a não ser no caso da lágrima artificial, que pode ser um recurso para aliviar a vermelhidão nos olhos.

Prestar atenção na vermelhidão é importante para evitar que ela evolua para uma complicação ainda maior.
  Foi o que aconteceu com o economista Pedro Lorena, que deixou de cuidar das lentes de contato e quase perdeu a visão por isso (veja no vídeo ao lado). Triatleta, ele sempre usou as lentes no mar, na piscina e até mesmo durante a noite. Com o passar do tempo, ele foi ignorando os sinais de alerta, como a vermelhidão e a fotofobia, e não percebeu que estava começando a ter um problema.

Fonte: Site Bem Estar


mais notícias » Leia também